Gestão do Home Office: A importância do gerenciamento dos computadores

Home office é uma prática na qual os colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar, basta ter um computador e conexão com a internet. Aqui no Brasil, o “escritório em casa” é também conhecido por outras nomenclaturas como trabalho remoto ou a mais formal teletrabalho.

No entanto, para não perder os benefícios do trabalho remoto são necessárias algumas ações e medidas específicas por parte dos líderes e gestores, além de ferramentas de comunicação e gestão em nuvem, tanto para a distribuição das atividades de maneira justa quanto para manter a comunicação organizada e garantir a execução das atividades dentro do esperado.

Listamos neste artigo algumas soluções indispensáveis para o home office da sua empresa fluir de maneira correta. Confira: 

Utilize ferramentas que ajudem a gestão 

Calendários, ferramentas de organização, softwares de gestão e armazenamento. Quando se trata de trabalho remoto, tudo precisa estar ao alcance de todos e em nuvem. Acredite, será frustrante precisar de um documento e descobrir que ele ficou no armazenamento interno de um computador da empresa ou ter um sistema instalado apenas em uma máquina. 

Se você quer que a sua empresa tenha uma boa gestão remotamente, é necessário dar alguns passos à frente e começar a utilizar ferramentas que possam ser acessadas de qualquer lugar. 

Invista em ferramentas de comunicação

Para que o trabalho remoto funcione, os membros da equipe precisam se comunicar e, além disso, visualizar o trabalho que está sendo feito por cada um. Para isso, é importante contar com ferramentas, seja de chat ou videoconferência, e também definir um lugar para centralizar toda a informação do que está ocorrendo na empresa. 

Tenha segurança de dados no home office

No presencial, proteger os dados da sua empresa também é importante, mas como no trabalho remoto muitas pessoas costumam usar seus próprios computadores, o tema ganha ainda mais relevância para evitar ciberataques. 

Por isso, para a segurança de informações no home office utilize ferramentas de gestão que preservam seus dados na nuvem, evitando assim que informações sensíveis fiquem salvas no computador dos colaboradores e vulneráveis a acessos externos.

Faça gestão de rede da sua empresa

A gestão correta da rede, permite também uma resolução mais ágil de problemas e previne possíveis falhas na operação sistêmica da empresa, fazendo com que a empresa economize com a manutenção dos equipamentos. 

Conhecer sua rede pode ser benéfico também para saber o quanto de dados ela suporta, assim, quando o tráfego estiver em um nível elevado, o administrador de rede pode tomar uma atitude e prevenir lentidão na rede, ou até mesmo, sua paralisação total. Além disso, o monitoramento de rede viabiliza tomadas de decisão mais assertivas por parte do gestor de TI. Especialmente quando está fazendo o planejamento e  adequação da área.

Conte com um profissional remoto de TI

Contar com um suporte de TI remoto faz toda a diferença quando imprevistos acontecem. Esse suporte de TI a distância está pronto para resolver instabilidades e problemas com eficiência e rapidez.

Por exemplo: ao monitorar sua rede, os responsáveis pelos processos de TI são notificados acerca de eventuais falhas via alertas pré-programados. Ou seja, a equipe se mantém 100% ciente sobre o desempenho da rede esteja onde estiver, podendo prover soluções com agilidade e eficácia. 

BLOG