Backup gerenciado: afinal o que é e qual a sua importância?

O backup é uma cópia de segurança de qualquer tipo de dado, registro, arquivo, aplicação, sistema operacional ou ambiente que a sua empresa utilize.

A importância do backup é algo indiscutível. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer com os seus arquivos. Em caso de perda dos originais, basta restaurar o conteúdo por meio das cópias de segurança. Mas para que o processo seja realmente bem-sucedido, você precisa contar com um backup gerenciado.

Esse gerenciamento é essencial para que a segurança dos arquivos seja checada com regularidade. Assim, o usuário tem a certeza de que todos os dados estarão disponíveis quando necessário.

Entenda a importância do backup gerenciado para sua empresa

A importância de uma solução de backup é justamente garantir que a sua empresa tenha confiança e segurança para continuar trabalhando e desenvolvendo novos negócios. Afinal, os seus sistemas, registros e dados mais importantes poderão ser recuperados de maneira rápida e fácil em casos de adversidades e problemas.

Mais importante do que a realização do backup é a garantia do retorno dos dados. Afinal, o valor do serviço de backup está na capacidade de restauração íntegra dos dados críticos para a empresa.

Portanto, somente o backup gerenciado garante a completa restauração dos dados de uma empresa, sendo a única forma de assegurar que eles serão gravados e restaurados de maneira correta e segura. Só a partir do gerenciamento será possível identificar alertas no processo de backup.

Por exemplo, considerando que, normalmente, o backup de dados de uma certa empresa tem a duração de uma hora e, em um certo dia, demorou cerca de três para ser concluído, ainda que os dois processos tenham sido realizados com sucesso, o responsável pelo backup precisa identificar o porquê da realização com duas horas a mais.

Assim, o prestador de serviços gerenciados não pode apenas se basear na verificação de que o backup foi concluído, mas deve também analisar tudo o que aconteceu durante o backup, por meio do gerenciamento, para que as três horas não se transformem em oito em uma próxima ocorrência, deixando o processo cada vez mais inviável ou defasado.

E então, já está convencido de que o backup gerenciado vai garantir a restauração íntegra dos dados da sua empresa e manter o seu negócio seguro e produtivo?

BLOG
Open chat