A importância da Gestão de Ativos de TI para empresa

A gestão de ativos em TI é fundamental dentro das empresas. Ela cuida de todos os componentes tecnológicos — físicos e virtuais —, evitando desperdício de recursos com investimentos ineficientes, contribui para a inovação do negócio e, principalmente, atua como uma aliada no fortalecimento da estratégia de negócios da companhia, ao reforçar valores como eficiência dos sistemas, agilidade, economia e otimização na utilização de softwares, hardwares etc.

O que é a gestão de ativos de TI?

A gestão de ativos de TI tem como objetivo cuidar de todos os componentes de tecnologia da sua organização, sejam eles virtuais ou físicos. Com a prática, você reduz desperdícios, economiza tempo e dinheiro do negócio.

Alguns exemplos de ativos:

  • softwares utilizados (SOs, antivirus, backup, entre outros);
  • hardware (servidores, roteadores, impressoras, por exemplo);
  • insumos variados.

Além disso, dentro da gestão de ativos ainda existem outras possibilidades, como identificação de software instalado em cada máquina, assim como a sua versão disponível. Plataformas de gestão de ativos podem inclusive gerenciar múltiplas atualizações de sistemas operacionais e antivírus, permitindo uma melhor governança corporativa.

Quais são os benefícios da gestão de ativos para empresa?

A gestão de ativos é fundamental para priorizar investimentos e concentrar esforços nos ativos mais críticos, que sustentam os processos da organização. Desta forma, cada organização poderá focar nos benefícios que trarão maior ganho a sua empresa.

Otimização dos recursos da TI

O primeiro grande impacto desse tipo de gestão é a otimização dos recursos da empresa. É dessa forma que você consegue manejá-los da maneira mais apropriada possível, reduzindo desperdícios que, infelizmente, são muitos comuns nesse departamento. Muitas empresas possuem ativos de hardware, por exemplo, perdidos pela empresa. E como consequência natural disso, muitas vezes são solicitadas compras que não seriam realmente necessárias.

Redução dos custos com infraestrutura

A gestão de ativos é uma prática que ajuda a reduzir custos em todos os departamentos. Conhecer bem quais são os seus recursos é a melhor maneira para saber exatamente onde pode haver cortes e o que realmente é necessário adquirir. Além disso, novos investimentos podem ser feitos com maior precisão e justificados via relatórios detalhados.

Em resumo, a gestão de ativos de TI é indispensável para que a sua organização mantenha o nível de desempenho e eficiência necessários num cenário de alta competitividade, visto que esse departamento assume um caráter estratégico para as organizações na atualidade.

Por isso, você deve destinar toda a atenção necessária para o assunto para que a sua empresa possa decolar e atingir resultados cada vez melhores. Fale com um de nossos especialistas!

Fonte: Wikipedia, Meu Positivo, Blog Tecnológica

BLOG