Entenda a importância da autenticação de dois fatores

A tecnologia disponível hoje em dia abre constantes possibilidades de consumo de bens e serviços, o que gera uma grande quantidade de dados circulando em ambientes digitais o tempo todo. 

Neste cenário, a preocupação com segurança e sistemas antifraude eficientes é comum para empresas e consumidores, que buscam meios para manter informações importantes sempre protegidas. Diante disso, a autenticação de dois fatores surgiu como uma importante aliada contra cibercriminosos e fraudadores, os quais são cada vez mais vorazes.

O que é autenticação de dois fatores?

Entende-se por autenticação de dois fatores o recurso que impede o acesso a contas comprometidas, reforçando, assim, a sua segurança digital.

O processo funciona da seguinte forma: após fazer login em um site ou sistema, uma segunda camada de verificação é executada para confirmar a identidade do usuário. Geralmente, isso requer que um código temporário seja inserido para prosseguir com o acesso.

Logo, empresas têm utilizado a autenticação de dois fatores para proteger seus sites de acessos indevidos. Assim, mesmo que alguém obtenha seu nome de usuário e senha, isso não será suficiente para entrar na sua conta, pois o código temporário é enviado a um meio que somente o usuário pode acessar.

Qual a importância da autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores é uma excelente barreira para prevenir a intromissão indesejada nas suas contas online. 

As senhas fortes podem ser difíceis de adivinhar, mas também são difíceis de lembrar. Quantas vezes você já esqueceu alguma senha sua? Devido a isso, as pessoas que têm dificuldade em lembrar, costumam utilizar a mesma para todas as suas contas. 

Nesse sentido, a autenticação de dois fatores, pelo menos, faz com que seja um cibercriminoso não só tenha que descobrir sua senha, como também acessar o segundo fator, muito mais difícil de conseguir e, que implicaria roubar um telefone celular ou assim comprometer uma conta de email.

Se o sistema de autenticação de dois fatores é seguro, então, até o momento, essa é a melhor proteção que você pode ter. Existe um segundo benefício para sistemas de autenticação de dois fatores, que permite que você saiba quando alguém adivinhou sua senha. 

Se você receber um código de autenticação de dois fatores no seu dispositivo móvel ou em sua conta de e-mail e você não estava tentando entrar na conta associada a ele, isso é um bom sinal de que alguém adivinhou sua senha e está tentando roubar sua conta. Se isso acontecer, você deve mudar sua senha imediatamente.

BLOG
Open chat