Benefícios do armazenamento de dados baseado em contêiner

O armazenamento de dados baseado em contêiner, ou mais conhecido como conteinerização,  tornou-se a mais recente palavra na computação em nuvem, e muitos acreditam que pode ajudar a modernizar sistemas legados criando aplicativos novos e escaláveis nativos da nuvem.

Para entender sua necessidade e essência, explicamos neste artigo o que são os contêineres e quais os benefícios que eles oferecem. Continue a leitura!

O que são contêineres?

Os contêineres oferecem um mecanismo de empacotamento lógico em que os aplicativos podem ser abstraídos pelo ambiente em que são efetivamente executados. Esse desacoplamento permite que aplicativos baseados em contêiner sejam implantados de maneira fácil e consistente, independentemente de o ambiente de destino ser um data center particular, a nuvem pública ou até mesmo o laptop pessoal de um desenvolvedor. A conteinerização oferece uma separação clara de preocupações, porque os desenvolvedores focam na lógica e nas dependências do aplicativo, enquanto as equipes de operações de TI podem focar na implantação e no gerenciamento sem se preocupar com detalhes do aplicativo, como versões de software específicas e configurações específicas do app.

Para aqueles provenientes de ambientes virtualizados, os contêineres costumam ser comparados com máquinas virtuais (VMs, na sigla em inglês). Você já deve estar familiarizado com VMs: um sistema operacional convidado, como o Linux ou o Windows, é executado sobre um sistema operacional host com acesso virtualizado ao hardware subjacente. Assim como as máquinas virtuais, os contêineres permitem empacotar o aplicativo com bibliotecas e outras dependências, oferecendo ambientes isolados para executar os serviços de software.

Em vez de virtualizar a pilha de hardware como acontece com a abordagem de máquinas virtuais, os contêineres são virtualizados no nível do sistema operacional, com vários contêineres sendo executados diretamente acima do kernel do SO. Isso significa que os contêineres são muito mais leves: eles compartilham o kernel do sistema operacional, iniciam muito mais rápido e usam apenas uma pequena parte da memória, em comparação com a inicialização de um SO inteiro.

Existem muitos formatos de contêiner disponíveis. O Docker é um formato de contêiner de código aberto conhecido compatível com o Google Cloud Platform e o Google Kubernetes Engine.

Quais são as vantagens e benefícios dos contêineres?

Você pode fornecer facilmente aplicativos em contêiner para usuários em um espaço de trabalho digital. A conteinerização oferece benefícios significativos para desenvolvedores de software e equipes de desenvolvimento, que variam de agilidade e portabilidade superiores a controles de custo melhores. Abaixo estão as vantagens:

Portabilidade

Um contêiner de aplicativo cria um pacote de software executável abstraído do sistema operacional host. Portanto, ele não é dependente ou vinculado ao sistema operacional host, tornando-o portátil e permitindo que ele seja executado de forma consistente e uniforme em qualquer plataforma ou nuvem. Os métodos de consolidação de SO que os desenvolvedores usam também evitam inconsistências como integração que buscam obstruir a funcionalidade do aplicativo.

Rapidez

Os desenvolvedores referem-se a contêineres como “leves” porque compartilham o kernel do sistema operacional da máquina host e não estão sujeitos a sobrecarga extra. Seu recurso leve gera maior eficiência do servidor e reduz os custos de servidor e licenciamento. Ele também acelera o tempo de início, uma vez que não há sistema operacional para inicializar.

Usando um contêiner do Docker, você pode criar uma versão mestre de um aplicativo (imagem) e implantá-lo rapidamente sob demanda. Um ambiente de contêiner garante alta flexibilidade quando você deseja criar várias novas instâncias de contêineres de aplicativos sob demanda.

Escalabilidade

A tecnologia de contêineres de aplicativos oferece alta escalabilidade. Um contêiner de aplicativo pode lidar com cargas de trabalho crescentes reconfigurando a arquitetura existente para habilitar recursos usando um design de aplicativo orientado a serviços. Como alternativa, um desenvolvedor pode adicionar mais contêineres em um cluster de máquinas distribuídas.

Um ambiente de contêiner permite a adição de novas funções, atualizações e recursos instantaneamente sem afetar os aplicativos originais. Portanto, os contêineres permitem escalabilidade de aplicativos com uso mínimo de recursos.

Agilidade

O Docker Engine para executar contêineres iniciou o padrão do setor para contêineres de aplicativos com ferramentas de desenvolvedor simples, além de uma abordagem universal que funcionava para sistemas operacionais Windows e Linux. Esse ecossistema de contêineres agora mudou para motores sob o gerenciamento da Open Container Initiative (OCI). Portanto, os desenvolvedores podem continuar usando ferramentas e processos de DevOps para o rápido desenvolvimento e aprimoramento de aplicativos.

BLOG
Open chat