Entenda sobre a importância do TI no varejo

TI no varejo exerce um importante papel de auxiliar no processo de inovação e de aproximação com o consumidor, oferecendo uma experiência de compra cada vez mais personalizada. Com a tecnologia em ascensão, todos os setores que existem no planeta caminharam muito mais fácil no mundo dos negócios, e isso não foi diferente com o setor do varejo. Com a pandemia do novo coronavírus, muitas lojas físicas se viram fechando as portas, e outras, se viram migrando para o digital, como uma alternativa de manter o funcionamento.

Lojas que migraram para o digital tiveram uma surpresa: a internet não é terra de ninguém, a concorrência é muito maior, porém, o público a ser alcançado é muito mais expansivo. Sem falar que, uma vez na internet, os seus dados e os dados dos seus clientes podem ser alvos de ataques cibernéticos a qualquer momento.

E para dar conta de todo serviço que uma loja online tem a oferecer para os seus clientes, de forma rápida e segura, é necessário uma equipe de TI de qualidade para atender suas demandas.

Por que o suporte técnico é a base do TI no varejo?

É inviável para qualquer empresa, seja do varejo ou de outro segmento, manter um bom desempenho de seus ativos de TI, sem contar com um bom suporte — seja ele interno ou terceirizado. São os profissionais de suporte de TI que garantem a resolução de panes, falhas e demais problemas que podem minar a produtividade e as vendas de sua empresa.

Para garantir que tudo ocorra bem, é importante que esse suporte seja realizado por uma equipe qualificada, do tamanho ideal para atender a suas demandas — o tamanho de uma equipe de suporte depende, obviamente, da quantidade de trabalho que precisa ser realizado na empresa. 

Na verdade, sem o analista de TI e o que faz, nada disso seria possível no seu varejo:

  • A venda;
  • O controle e reposição de estoque;
  • O faturamento;
  • A emissão de notas;
  • Operações contábeis;
  • Compromissos fiscais;
  • Logística de materiais.

Enfim, tudo é controlado por um sistema, ou um conjunto de sistemas. E quem controla esses sistemas? O Analista de TI! Ele é quem administra uma combinação de softwares e bancos de dados que, devido às adaptações, apresentam instabilidade ou que não conseguem fazer automaticamente em toda a cadeia de compra, venda, entrega, estoque, financeiro.

A pressão é grande. O sistema não pode cair – e se cair tem de voltar rápido, porque a venda não pode parar. O Analista de TI faz muitas outras coisas. Ele é responsável pela infraestrutura de TI da rede.

Estamos falando aqui de servidores, frota de computadores, links digitais e muitos outros detalhes técnicos que ninguém vê, mas que formam a base para que tudo funcione. Sem contar que ele ainda dá assistência técnica de helpdesk e atendimento ao cliente para todos os usuários, seja da central seja das lojas da rede.

Como podemos ver, o suporte de TI no varejo é essencial. A tendência digital é uma realidade em todos os segmentos de mercado. Se você quer saber mais sobre como investir nessa área, entre em contato conosco. 

BLOG
Open chat