O que é computação em nuvem?

Computação em nuvem, do inglês cloud computing, é uma tecnologia que é capaz de acessar diferentes arquivos e executar diversas tarefas, por meio da internet.

É a possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet, sem a necessidade de instalar aplicativos no computador. O armazenamento de dados é feito em serviços on-line, em uma rede. Dessa maneira, para realizarem determinada tarefa, bastaria nos conectarmos ao serviço on-line, desfrutar suas ferramentas, salvar o trabalho e depois acessá-lo de qualquer outro lugar.

A partir de qualquer computador e em qualquer lugar, podemos acessar informações, arquivos e programas num sistema único. Com a computação em nuvem, os seus dados não estão salvos em um disco rígido do seu computador, mas sim disponíveis na web. O requisito mínimo deste conceito é um computador conectado à internet.

As vantagens de ter computação em nuvem

Redução dos custos

Esse é uma das primeiras questões que deve passar na sua mente ou nas de seus diretores quando o assunto é um novo investimento. No caso da computação em nuvem você precisa pensar nos gastos que serão deixados de lado. O valor investido será apenas referente ao que for usado pela sua equipe.

A adoção de serviços de nuvem elimina gastos de capital com: a compra de hardware e alguns software, e instalação e execução de datacenters locais. A computação em nuvem é perfeita para você se concentrar em projetos que diferenciam sua empresa ao invés da infraestrutura. Ela permite que você se volte mais aos seus clientes.

Melhor desempenho

Os maiores serviços de computação em nuvem são executados em uma rede mundial de datacenters seguros, os quais são atualizados regularmente com hardwares de grande velocidade e desempenho, são de última geração. E diversos são os benefícios obtidos através de um único datacenter corporativo oriundo da computação em nuvem, incluindo latência de rede reduzida para aplicativos e mais economia de escalonamento.

Isso tudo faz com que você elimine as suposições ao determinar sua necessidade de capacidade de infraestrutura. Com a computação em nuvem, seus problemas quanto a lidar com a ociosidade de recursos caros ou com limites de capacidade não existem mais. Você e sua equipe acessam aquilo que precisam o quanto for necessário.

Segurança

Muitos provedores de computação em nuvem oferecem um amplo conjunto de políticas, tecnologias e controles que fortalecem sua postura geral de segurança. E tudo isso te ajuda a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra possíveis ameaças.

Atualização constante

Quem faz uso de computadores sabe o quão depressa a tecnologia avança e o quão igualmente depressa os hardwares se tornam defasados. O que um computador de ponta é capaz de processar e armazenar hoje, pode ser insuficiente daqui dois anos. O mesmo vale para as mídias tradicionais de armazenamento.

Ao migrar para a Computação em Nuvem, acompanhar os passos largos do desenvolvimento tecnológico se torna uma tarefa bem menos exaustiva, dispendiosa e muitas vezes frustrante, uma vez que caberá aos serviços contratados zelar pela atualização de seus produtos, incluindo aqui atualizações de segurança. Uma vez que os servidores não estão a cargo de sua empresa, também não será ela a responsável por tal operação.

Tipos de computação em nuvem

A seleção do tipo certo de computação em nuvem para as necessidades da sua empresa pode ajudá-lo a encontrar o equilíbrio correto para seu gerenciamento da TI.

São vários modelos, tipos e serviços diferentes que evoluíram para ajudar você e sua equipe, oferecendo a melhor solução para o seu negócio. Confira:

Nuvem pública

Uma nuvem pública pertence a um provedor de serviços cloud terceirizado pelo qual é administrada. Esse provedor fornece recursos de computação em nuvem, como servidores e armazenamento via web.

Com uma nuvem pública, todo o hardware, software e infraestruturas de suporte utilizados são de propriedade e gerenciamento do provedor de nuvem contratado pela sua organização. Você e sua equipe podem acessar esses serviços e realizar o gerenciamento de sua conta utilizando apenas de um navegador de Internet.

Nuvem privada

A nuvem privada, por sua vez, se refere aos recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa, podendo estar localizada fisicamente no datacenter local da empresa.

Ou seja, uma nuvem privada é aquela em que os serviços e a infraestrutura de computação em nuvem utilizados pela empresa são mantidos em uma rede privada. Algumas empresas podem também optar por realizar a contratação de provedores de serviços de computação em nuvem terceirizados para hospedar sua nuvem privada

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida trata-se da combinação entre a nuvem pública e a privada, que estão ligadas por uma tecnologia que permite o compartilhamento de dados e aplicativos entre elas.

Esses dados e aplicativos compartilhados podem se mover entre as nuvens privadas e públicas, o que oferece à sua empresa maior flexibilidade e mais opções de implantação. O uso de nuvens híbridas na computação em nuvem ajuda também a otimizar a infraestrutura, segurança e conformidade existentes dentro da empresa.

Quem usa a computação em nuvem?

Organizações de todos os tipos, portes e setores usam a nuvem para uma grande variedade de casos de uso, como backup de dados, recuperação de desastres, e-mail, desktops virtuais, desenvolvimento e teste de software, análises de big data e aplicativos web voltados ao cliente. Por exemplo, as empresas do setor de saúde usam a nuvem para desenvolver tratamentos mais personalizados para os pacientes. Empresas de serviços financeiros usam a nuvem como base para detectar e prevenir fraudes em tempo real. E fabricantes de videogames usam a nuvem para entregar jogos online para milhões de jogadores em todo o mundo.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.

Fonte: Wikipedia, Techmundo, Olhardigital, Dell

BLOG