Nuvem ou on-premise, qual é a melhor opção?

Migrar um negócio para cloud garante mesmo uma redução significativa dos custos operacionais, entre outros benefícios. A forma tradicional de lidar com softwares, licenças e armazenamento tem se tornado insuficiente para atender às demandas das empresas. Quando o negócio chega em um certo nível, o uso de hardwares e servidores físicos passa a ter um custo proibitivo. Não obstante, é preciso pensar em uma solução que resguarde todos os dados corporativos.

Dado o contexto, uma vez que as aplicações passam a rodar na nuvem, esses problemas podem ser mitigados. No entanto, é sempre válido salientar que o mais importante é estudar qual a solução mais adequada: on-premise ou nuvem. Neste artigo, mostraremos as características de ambas as opções de modo a esclarecer melhor as diferenças entre elas.

Entenda a diferença entre on-premise e cloud (nuvem)

On-premise refere-se a infraestruturas privadas mantidas pela própria empresa em suas instalações e que podem ser mantidas de modo independente. Já o cloud refere-se a infra estruturas robustas que ficam instaladas em data centers. Os recursos em cloud são disponibilizados de acordo com a necessidade do cliente, que tem acesso aos dados via links dedicados ou pela internet, quando quiser, onde estiver e de forma segura. 

Diferença de estrutura on-premise X nuvem 

Para construir uma infraestrutura on-premise é necessário adquirir hardwares e softwares para o projeto, e ter uma ideia de crescimento provisionando na compra uma quantidade a mais de hardware que supra este crescimento. É necessário o desembolso de valores elevados de ativos, que são essenciais para que seu projeto funcione adequadamente.

Outro ponto é o ambiente onde esses equipamentos serão instalados, este local deve prover alguns requisitos para que seus equipamentos funcionem de acordo com as especificações. Necessitam de climatização, racks para a instalação dos equipamentos, sistemas de combate a incêndio, links para conectividade, energia elétrica, um ambiente seguro e que conte com medidas de segurança física e lógica.

Logo os ambientes cloud (nuvem) disponibilizam uma estrutura física construída para atender todos os requisitos de segurança que seus dados merecem. Contam com segurança física com equipe armada, salas monitoradas, controle de acesso, salas cofre, câmeras, ambiente climatizado e sistemas de combate a incêndio modernos sem o uso de água (water free). Estas estruturas são conhecidas como Data Centers.

Os Datas Centers além de possuir a estrutura física mencionada conta com medidas de segurança física e lógica, redundância de conectividade, de energia, climatização, e etc.Ou seja, tudo o que você teria que investir em equipamentos e sistemas para construir um ambiente on-premise, no cloud você conta com um ambiente que já está pronto e estruturado.

Só a estrutura não é o bastante, é necessário a implementação e gerenciamento desse ambiente para que ele funcione da maneira correta. Os Softwares entram nessa parte do seu planejamento, depois de ter sua infraestrutura física pronta é necessário a instalação das licenças dos softwares adquiridos, além de toda a customização dos sistemas conforme a necessidade da empresa.

Diferença operacional on-premise X nuvem 

O controle e gerenciamento desses softwares é feito pela própria empresa ou terceirizado, sendo responsável por todo o suporte, gerenciamento e monitoração deste ambiente, podendo fazer alterações e ajustes que sejam necessários para o pleno funcionamento do projeto.

A segurança das aplicações e sistemas instalados também fica por conta desta equipe.

Com a necessidade de Skills profissionais diferentes para cada tipo de solução, muitas vezes é necessário contratar uma equipe de T.I (interna ou externa) para gerenciar esse ambiente.

Em um ambiente em cloud, não é diferente você também precisa de profissionais que gerenciem e instalem suas aplicações, realizando relatórios, análises de melhoria, atualizações dos sistemas, softwares e etc.

A facilidade nesse ponto normalmente está na contratação, quando você contrata a infraestrutura, pode contratar um pacote de implantação, gerenciamento, suporte apenas para o projeto, dessa forma traz profissionais com Skills qualificados, maior eficiência e menor custo.

Assim você se concentra no seu negócio e recebe o suporte, estabilidade, disponibilidade e gerenciamento que necessita para seu projeto.

Se você, como gestor, tem cogitado a hipótese de adquirir um sistema ou necessita reduzir seus custos, analise todos os gastos que acompanham a escolha, seja estes em infraestrutura, hardware, softwares operacionais, conectividade, segurança física e lógica e tudo o que envolve um projeto de gestão de dados.

BLOG