Qual a importância de aderir um plano de recuperação de desastre cibernético para sua empresa?

Algumas empresas tendem a ignorar a necessidade de um plano de recuperação no caso de desastre cibernético. Principalmente por acreditarem que se trata de um planejamento que poderá não vir a ser aplicado. Ou seja, profissionais e líderes acreditam que esses ataques virtuais nunca os atingirão. E se atingir, os impactos serão pouco significativos.

Contudo, é importante atentar para a necessidade de um plano deste. Independentemente da indústria, uma organização precisa ter um plano de recuperação de desastres que a permite se recuperar o mais rápido possível de um evento imprevisto que interrompa suas operações rotineiras.

Segundo uma pesquisa do Enterprise Strategy Group, 53% das organizações podem tolerar menos de uma hora de inatividade antes de experimentarem uma perda significativa de receita ou outro impacto negativo nos negócios.

Diante disso, buscar soluções para proteger a infraestrutura tecnológica da empresa contra desastres, é extremamente importante para garantir a segurança das informações e preservar os negócios.

O que é recuperação de desastres cibernéticos?

A recuperação de desastre se concentra nos sistemas que ajudam a suportar funções críticas de negócios. A recuperação de desastres faz parte da continuidade dos negócios, que se concentra mais em manter todos os aspectos de uma empresa, não somente a TI, em funcionamento.

Como os sistemas de TI nos dias de hoje são tão importantes para o sucesso dos negócios, a recuperação de desastres é um dos principais pilares do processo de continuidade de negócios.

A importância de aderir um plano de recuperação de ataques cibernéticos

Ter um plano de recuperação de ataques cibernéticos é fundamental para as empresas recuperarem a sua infraestrutura de TI, e garantir que as operações não sofram com o impacto do desastre. 

É importante ressaltar que os riscos existem para qualquer organização, independentemente do porte. Ações descuidadas de funcionários, sistemas desatualizados ou até desastres naturais podem levar a perigos distintos. Assim, é necessário se preparar.

Justamente por conta dessa imprevisibilidade do mundo virtual, o plano de ataques cibernéticos se destaca como uma forma de manter o controle da empresa. É uma medida preventiva, que ajuda a reduzir custos e a evitar perdas de tempo quando algum desastre natural, ataque por ransomwares/DDoS ou vazamento de seguranças acontecerem.

Este plano oferece maior organização para a companhia em um momento em que os procedimentos apoiam a tomada de decisão e resolução da crise. No pós-ataque, é normal que a companhia trabalhe com um senso de urgência para restabelecer as atividades, o que gera erros e descontrole de gastos quando não há planejamento.

Com o plano de ataques cibernéticos, a produtividade é mantida, mesmo em momentos de crise. Com um trabalho estruturado, é possível evitar que haja também uma sobrecarga sobre o suporte, perda de credibilidade prejudicial à imagem da empresa perante clientes e parceiros.

Os benefícios e a importância de ter um plano de recuperação de desastres são bastante claros. Uma vez que um plano de recuperação de desastres é implementado, se um evento prejudicial acontece, sua empresa está preparada para mitigar o risco, minimizar o tempo de inatividade, permanecer em conformidade e garantir que os dados do cliente estejam seguros e protegidos.

Conte com a Realtech como parceiro estratégico para implementar um DRP realmente preparado para proteger seus ativos de missão crítica e garantir a continuidade dos negócios.

BLOG