Entenda sobre a Internet das Coisas

A tecnologia avançou tanto que você pode explorar coisas como realidade virtual, uma experiência imersiva em um ambiente fictício, como um videogame, um filme, entre muitas outras coisas.

Mas também aparelhos diferentes que se conectam entre si e podem ser operados a partir de um dispositivo conectado à Internet, como um smartphone ou telefones inteligentes. Isso é conhecido como a internet das coisas e consiste em conectar todos os tipos de objetos à Internet, o que lhes permite sincronizar entre si e pode ser usado remotamente. É uma conexão entre o mundo digital e o mundo físico.

O conceito de Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT) é o de uma enorme rede de dispositivos conectados, mas não limitada aos suspeitos habituais. Seu computador, smartphone, tablet ou set-top box, entre outros, são gadgets que dependem da internet para funcionar apropriadamente, assim como equipamentos de grande porte como servidores de grandes empresas.

Qual é o objetivo da Internet das Coisas?

É o de permitir a comunicação direta entre diversos equipamentos de uso pessoal, bem como entre estes e seus usuários, através de sensores e conexões sem fio.

Esta comunicação permite, entre outras facilidades, o registro contínuo de dados sobre o estado desses objetos durante o seu uso. Um exemplo de aplicação da Internet das coisas são as vestimentas inteligentes que podem se ajustar de acordo com as mudanças de temperatura do ambiente.

Quais os exemplos de Internet das Coisas?

No geral, qualquer coisa pode ser conectada à internet, mas isso não significa que tudo deveria sê-lo. A ideia principal por trás da Internet das Coisas é a de facilitar a vida dos usuários e clientes, tornando o uso de certos elementos mais simples e até permitindo a automação de tarefas.

Por exemplo:

  • Um aspirador de pó robô pode ser programado para limpar a casa depois da hora de dormir;
  • As lâmpadas da casa podem emitir luzes em tons específicos durante vários momentos do dia, ou se apagarem quando todos saírem;
  • O ar-condicionado pode se ativar cinco minutos antes de você chegar, deixando o ambiente na temperatura correta;
  • Um fogão seria capaz de cortar o fornecimento de gás e avisar a companhia fornecedora ao detectar um vazamento;
  • Freezers comerciais avisaram o fabricante em caso de defeito, evitando a perda de comida, vacinas ou outros elementos perecíveis ou pouco duráveis sem refrigeração;
  • Tratores automatizados seriam capazes de fazer o trabalho de um funcionário mesmo à noite, com dados via satélite para evitar desperdício e utilizando a rede apenas quando necessário;
  • Hospitais podem utilizar equipamentos capazes de coletar dados armazenados em smartwatches, pulseiras inteligentes e outros dispositivos vestíveis que monitorem os dados vitais do paciente, otimizando o atendimento e facilitando o diagnóstico.

Como o 5G vai beneficiar a Internet das Coisas?

A próxima evolução das telecomunicações, o 5G promete velocidades de download de até 100 Mb/s, mas não pense que ele será revolucionário apenas por permitir que você baixe a coleção completa de filmes da Marvel em seu smartphone on the go: a tecnologia está sendo preparada, principalmente, para atender a enorme demanda da Internet das Coisas, em que a cada ano bilhões de novos dispositivos são conectados à rede.

No futuro, teremos literalmente trilhões de dispositivos conectados, de carros a drones, de servidores remotos a edifícios inteiros, e até sua casa: sensores podem detectar problemas na estrutura, vazamentos, curtos, pragas localizadas, avisar o morador e sugerir que ele chame um profissional adequado para resolver a situação.

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!

Fonte: Wikipedia, Olhar Digital, Canaltech, Tecnoblog, oi.com, Amazon

BLOG