Manter um setor de TI bem estruturado dentro das empresas pode gerar diversos benefícios e ajudar as organizações a se destacarem perante a concorrência.
No estratégico, coloca-se como essencial para o alcance dos objetivos globais da marca. Para isso, o setor de TI desenvolve meios e tecnologias, bem como processos informacionais, capazes de otimizar o tempo de alcance de tais objetivos e melhorar o desempenho dos procedimentos. No tático e operacional, apresenta-se como solução para a resolução eficiente e rápida para os problemas cotidianos.
Na visão dos principais estudiosos, como Adriana Beal, especialista e autora de diversos livros na área de tecnologia da informação no mundo corporativo, o uso da TI em uma empresa melhora o seu desempenho e faz com que se torne mais competitiva no mercado.
É importante destacar, contudo, que somente grandes investimentos na área de TI não são suficientes para gerar vantagem competitiva para a organização. O diferencial só aparece quando o gestor entende a real importância da TI e passa a utilizar seus recursos de forma inteligente, direta, com foco na competitividade e no crescimento empresarial.
Por que é importante investir em TI na minha empresa?
Saiba, agora, quais são os principais motivos que justificam a implantação de um setor de TI e compreenda qual é o impacto que essa estratégia tem sobre o desempenho de uma empresa na atualidade.
Aumento da produtividade
Com as soluções tecnológicas implantadas na área de TI, é possível utilizar softwares que otimizam processos rotineiros, que reduzem — e, em muitos casos, eliminam — a necessidade de controle manual. Assim, os colaboradores podem trabalhar em atividades mais estratégicas, sem se distrair com assuntos operacionais.
As ferramentas de TI também contribuem para gerenciar o grande volume de informações que são enviadas e recebidas pela empresa, fazendo o backup e armazenamento automático dos dados. Isso é essencial para otimizar o processo e manter a disponibilidade do sistema para os profissionais, que perdem menos tempo com paradas e falhas.
Redução de custos
A tecnologia da informação é uma ferramenta estratégica que, como vimos, otimiza processos e garante a eles maior eficiência e produtividade, desde que, é claro, os operadores recebam treinamento para manejá-los. Por consequência, gera redução de custos.
A redução de custos decorre do fato de que a TI trabalha no sentido de facilitar as operações e, até mesmo, automatizá-las. Com isso, evita retrabalhos que podem, por exemplo, gerar horas extras, encargos trabalhistas, obrigações, etc. Também evita erros humanos que possam afetar a saúde financeira da empresa.
Além disso, pode reduzir o quadro de trabalhadores, uma vez que ao facilitar e otimizar a realização de processos ou operações, dispensa de numerosos trabalhos humanos.
Comunicação eficiente
Com as plataformas e tecnologias baseadas na nuvem, os colaboradores conseguem se comunicar de forma rápida e eficaz com equipes, superiores, fornecedores e até mesmo com os clientes.
Isso é possível graças a aplicativos corporativos de mensagens instantâneas (que contribuem para a redução de custos com telefonia), envio de e-mails e videoconferências. Essas ferramentas fazem com que as pessoas que estão distantes do escritório possam participar de reuniões e trocar informações relevantes com os mais diversos setores da empresa.
Mais proteção para dados e informações
A segurança da informação é fundamental para as empresas, tanto pela necessidade de proteger os dados sigilosos de ataques maliciosos quanto pela importância de contar com um sistema de backup plenamente eficaz.
Por outro lado, é preciso implementar outros aspectos da política de segurança, tais como o controle de navegação dos colaboradores ou a proteção contra o salvamento de dados sem permissão.
O setor de TI das empresas pode realizar todas essas funções e também identificar outras demandas, além de atuar de maneira rápida para solucionar os problemas e manter o funcionamento de todos os processos relacionados à tecnologia da informação.