Entenda a importância da segurança da informação para sua empresa

Segurança da Informação é muito mais que ter um software antivírus instalado ou utilizar um firewall que impeça o ataque de agentes indevidos a sua rede corporativa. 

Segurança da Informação está relacionada a proteção de dados, a segurança física, a segurança ambiental, o alinhamento da Tecnologia da Informação com os objetivos e a missão da empresa, dentre outras funções essenciais para a continuidade dos negócios.

O que é Segurança da Informação?

A segurança da informação é um mecanismo de proteção de informações que visa assegurar que não ocorram violações de dados. Atualmente, com a expansão das tecnologias de comunicação, é muito simples obter e gerenciar informações. Essa facilidade, entretanto, corrobora para o aumento de crimes virtuais, como roubo e sequestro de dados.

Em muitos casos, as pequenas e médias empresas não possuem nem mesmo recursos simples de segurança como antivírus, o que facilita a ação dos criminosos. Para proteger as informações, a organização precisa seguir alguns princípios básicos. Veja quais são eles:

  • confidencialidade da informação: trata-se de uma medida para assegurar que somente as pessoas devidamente autorizadas tenham acesso aos dados;
  • autenticidade: visa garantir que os dados não sejam alterados;
  • integridade: a informação deve ser preservada conforme as características estabelecidas pelo proprietário;
  • conformidade: o sistema e as ferramentas utilizadas precisam seguir as regulamentações legais de segurança da informação;
  • disponibilidade: trata-se da garantia de disponibilidade da informação sempre que ela precisar ser consultada pelos colaboradores autorizados;
  • irretratabilidade: uma transição realizada não pode ser negada sob nenhuma hipótese

A importância da segurança da informação para sua empresa

Toda a empresa trabalha com os dados internos de forma estratégica e, caso elas falhem ou caiam em mãos erradas, pode se tornar um grande problema.

A segurança da informação permite visão abrangente dos ativos, riscos e ameaças. Essa visão permite a criação de um nível de segurança maior, sendo possível simular situações antes que elas aconteçam. Além disso, a empresa ficará à frente do mercado, afinal estará por dentro das inovações de segurança da informação.

A importância da segurança de informação para sua empresa reside no fato de que ela não garante apenas uma proteção contra invasores externos, mas também previne o comprometimento das informações de maneira interna. Com isso, sua empresa passa a ficar mais protegida e dispor de dados realmente relevantes para seus resultados, melhorando os processos.

Como garantir a segurança da informação

Reconhecer as ameaças é fundamental para proteger os dados do seu negócio. Ademais, firewalls, antivírus e backups são prioridade ao se trabalhar com aplicações virtuais. Os primeiros costumam ser o suficiente para evitar ataques diretos e o backup, por sua vez, dá à empresa um plano B caso ainda assim vulnerabilidades sejam exploradas.

Conexões seguras via HTTPS e criptografia tanto nos sistemas internos quanto no envio de formulários, quando utilizadas em conjunto, vão assegurar a inviolabilidade da informação. Além disso, práticas positivas de governança de TI precisam passar a fazer parte da sua rotina.

Atualizações de software trazem updates que endereçam novas ameaças e políticas de segurança, como a troca obrigatória de senhas a cada três meses, também serão de grande ajuda. 

Contar com o auxílio de uma consultoria em TI é outro dos recursos que as PMEs devem empregar para garantir a segurança da informação. A expertise desses profissionais vai ajudar você e seus colaboradores a enfrentarem as principais ameaças nas redes.

BLOG