Como adotar a segurança digital no home office?

A pandemia mudou muito o cenário de trabalho, na qual muitas empresas adotaram o home office. Com isso, é indispensável as empresas se preocuparem ainda mais com a segurança de dados. 

Neste momento, é preciso ponderar sobre o uso de equipamentos da empresa ou pessoais para que os funcionários possam exercer suas atividades. Também deve ser analisadas com maior profundidade quais medidas podem ser tomadas para amenizar o risco de ataques cibernéticos.

Em meio a um período tão conturbado, muitas empresas acabam adotando o home office sem providenciar cuidados básicos que podem fazer toda a diferença para impedir que seu negócio seja vítima de ataques virtuais.

Neste artigo, preparamos as principais dicas para um trabalho remoto seguro. Confira! 

Utilize a nuvem para armazenar arquivos 

A nuvem é uma grande colaboradora da segurança digital, principalmente quando se pensa nos riscos relacionados à perda de dados ou documentos. Salve tudo na nuvem e com bastante frequência. Existem serviços gratuitos ou muito baratos que te permitem fazer isso.

Fique atento com o spam

As pessoas mal intencionadas também estão se adaptando ao momento de pandemia e certamente sabem que sua empresa adotou o home office. Sendo assim, desconfie toda vez que receber alguma solicitação estranha de algum colega de trabalho ou do seu chefe. 

As estratégias de spam vão se tornar cada vez mais inteligentes e você tem grandes chances de ser enganado por meio de uma mensagem ou e-mail. Por isso, fique atento!

Utilize uma rede virtual privada (VPN) 

A VPN, que pode ser traduzida como Rede Virtual Privada, é uma ferramenta utilizada para criar uma ponte ou túnel que liga diferentes dispositivos via Internet. Sua utilização é uma ótima alternativa para proteger os dados da empresa quando se trabalha em casa, pois estabelece um contato entre o seu computador e o servidor da organização.

Esse contato é feito através de um túnel que evita o acesso de terceiros às informações trocadas. Ou seja, colabora com a segurança digital da sua empresa. Além de ser um ótimo componente para a segurança digital organizacional, a VPN é muito funcional quando se pensa na necessidade de acessar da sua casa documentos que ficaram armazenados nos computadores da empresa.

Invista em um um bom antivírus

Essa pode ser uma dica básica, mas não deixa de ser muito importante! Principalmente no home office se o acesso a internet e sites para pesquisas é constante.

É essencial fazer uma varredura completa antes de começar a utilizar o computador e manter o programa em constante vigilância, acusando sempre que alguma ação suspeita for detectada. Portanto, conte com um bom antivírus instalado e evite dores de cabeça ou imprevistos de vírus.

Tenha um suporte técnico especializado

É muito importante buscar um serviço de suporte técnico especializado para manter a segurança em home office.

Profissionais de TI além de orientar sobre as configurações de cada etapa de prevenção, podem também fazer acesso remoto para aplicar verificações de invasão, programar backups automáticos, entre outras coisas.

Em outras palavras, essa equipe garantirá a eficácia de toda a política de segurança de dados, auxiliando os colaboradores para que estejam em conformidade com ela. Além disso, em caso de algum imprevisto, sua empresa contará com profissionais capacitados para lidarem mesmo com as questões mais complexas e urgentes.

Conte com nossa equipe especializada para tornar o trabalho home office da sua empresa mais qualificado e eficiente! Entre em contato conosco e saiba mais.

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