Transformação digital 2021 para empresas

COVID-19 impôs uma inimaginável aceleração nos movimentos de Transformação Digital e modernização das empresas, interna e externamente. Mas isso trata-se da aceleração de uma onda que já vinha crescendo, consolidada como única alternativa para os negócios nascerem ou se manterem relevantes nessa Era Digital em que vivemos. 

O desaparecimento, antes sútil, das barreiras entre o offline e o online, agora é acelerado e imparável. Quem não se transformar, não irá conseguir se manter relevante. As empresas tradicionais já sabem que o caminho é esse, mudar a cultura para que a mentalidade esteja direcionada a pensar num mundo único em que a tônica é a experiência. 

Transformação digital para empresas

A Transformação Digital é uma jornada, um processo, que tem início, mas não final. Todo empreendedor tem que estar constantemente pensando em aumentar sua digitalização, porque sabemos que a tecnologia seguirá avançando e, quem a ela não se vincular, estará para trás. 

Não importa a posição da empresa ou do setor em que está inserida, as atualizações estão avançando e tudo parece ir muito rápido, então estar na vanguarda se torna um desafio. Por isso, separamos  tendências que irão transformar as empresas. 

Automação inteligente 

Organizações antenadas com os movimento de mercado não medirão esforços para usar a automação e a inteligência artificial para impulsionar seus pontos fortes, reforçar áreas antes deficientes e capacitar a força de trabalho para que se livre das tarefas repetitivas e se concentre nas tarefas mais estratégicas. Prepare-se para ouvir falar bastante em RPA, observabilidade, etc.

Soluções nativas na nuvem

Microsserviços, contêineres e Kubernetes serão essenciais para o avanço da inovação e a consequente obtenção de melhores resultados de negócios.

Com os microsserviços, as organizações podem se adaptar rapidamente às mudanças nas solicitações e demandas dos clientes, bem como oferecer serviços que criam uma vantagem competitiva. Por isso, sua adoção está aumentando em todos os setores.

Service Mesh

As empresas que implementarem microsserviços exigirão algum tipo de capacidade de service mesh para escalar. Seu objetivo principal é tornar as comunicações serviço a serviço mais seguras, rápidas e confiáveis. Por isso, service mesh vem sendo considerado um padrão arquitetônico para implantação de microsserviços.

Como ainda é uma tecnologia nova, muitas empresas que chegaram a fazer testes em 2020 têm planos de avaliá-la ou implementá-la nos próximos 12 meses.

CDP (Customer Data Platforms) 

A tendência é que esse movimento se intensifique, por causa da aceleração contínua da coleta de dados em um ecossistema em constante expansão de pontos de contato com os consumidores.

Nenhum dado é mais valioso do que os dados do comportamento do comprador primário, derivados diretamente de seus clientes. Combinados com dados de terceiros, ajudam na personalização das ofertas e na conversão.

Inteligência Artificial 

Muitos analistas garantem que as empresas mais corajosas levarão a IA a novas fronteiras, como reuniões holográficas para trabalho remoto e manufatura personalizada sob demanda. E que os retardatários sortudos usarão AutoML e no code para implementar cinco, 50 ou 500 casos de uso de IA com mais rapidez.

Espera-se que o suprimento de talentos continue ser uma questão chave para a adoção acelerada da IA ??em 2021. Apesar disso, a AIOPs brilhará. Mais empresas aproveitaram a visão computacional e o processamento de linguagem natural (PNL) para facilitar a estruturação de dados não estruturados, como imagens, áudios e vídeos. A forte pressão dos usuários levará os modelos a ser tornarem mais transparentes e explicáveis. Ouviremos muito mais sobre ética e padrões de IA. E a nuvem e a IA se tornarão praticamente simbióticas.

BLOG