O que é CFTV em nuvem e qual sua importância?

Hoje em dia, a preocupação com segurança de dados das empresas tem sido cada vez mais frequente. É necessário considerar a integridade dos dados e das imagens de forma que eles estejam sempre disponíveis para aqueles que tiverem permissão para acessá-los.

Uma solução bem prática e eficiente para isso é o armazenamento em nuvem. Além de ser um grande aliado para a segurança eletrônica da empresa, esse método também traz muitas vantagens. 

Contrariando o ditado “colocar tranca depois da casa arrombada”, os consumidores têm agido de forma preventiva, o que explica o interesse no uso do CFTV como forma de prevenir roubos, invasões ou qualquer outro tipo de prejuízo ao patrimônio residencial ou comercial. E neste sentido, o CFTV em nuvem tem sido uma das medidas que melhor ajudam na gestão das imagens captadas pelas câmeras de segurança.

Quer entender melhor como isso funciona? Continue a leitura!

Como funciona o CFTV na nuvem?

O sistema de CFTV é composto por câmeras que transmitem imagens para visualização ao vivo e gravação. Nesse sentido, todas as imagens e vídeos gravados gerados são armazenadas diretamente na internet, desde que estejam conectados à rede. (câmeras IP, DVR’s e NVR’s)

Dessa forma, as informações são enviadas para um HD a distância integrado a um servidor conectado a web.Essa função possibilita o videomonitoramento remoto, ou seja, o responsável pode acessar gravações onde e quando preferir.

Por outro lado, armazenamento em nuvem dispensa o uso de discos rígidos e possibilita planos com mais espaço para armazenagem. Assim, o ideal é utilizar mais de uma forma de gravação, como DVR ou NVR para garantir o armazenamento local e a cópia em nuvem como garantia.

Por que realizar o monitoramento em nuvem?

Veja, a seguir, as vantagens de trazer o monitoramento em nuvem para a sua empresa!

Segurança das imagens

Uma empresa que conta com o armazenamento na nuvem sem dúvidas terá uma probabilidade bem menor de cometer assaltos. Basta identificar, com adesivo ou placas, que as imagens das câmeras serão armazenadas em um servidor remoto.

Afinal, a maior parte desses assaltantes destrói imagens para assegurar a sua impunidade, a fim de evitar problemas com a justiça. Então, caso eles não possam ficar totalmente seguros, é provável que descartem a ideia do roubo.

Facilidade de acesso

Muitos pensam que vídeos de segurança são blindados, ou seja, que não podem ser destruídos. Mas não é bem assim que funciona, já que, mesmo que a gravação já tenha sido feita, ela pode simplesmente desaparecer.

Quando a empresa não tem um sistema de armazenamento em nuvem, os materiais podem ser roubados ou apagados. No entanto, quando se conta com esse serviço, mesmo que bandidos destroem a central de armazenamento físico, as imagens vão permanecer salvas online, podendo ser acessadas a qualquer hora e de qualquer local.

Assim, a empresa terá acesso a uma plataforma virtual para visualizar todas as imagens e dados ao vivo e na qual também é possível recuperar trechos das gravações.

Câmeras unificadas

A empresa que tem várias câmeras espalhadas pelo ambiente corporativo e até em outras unidades distantes sabe bem a dificuldade que é fazer a gestão de todo o sistema. Ao armazenar as imagens na nuvem, porém, esse problema é resolvido rapidamente.

Isso porque, quando as câmeras enviam as imagens para a web, é possível ter acesso a todas as gravações feitas de um mesmo dispositivo — ou, ainda, fazer a montagem de um mosaico com todas as imagens em uma tela só, deixando tudo bem unificado.

Muitos acabam passando pela situação de notar que a câmera estava parada apenas quando precisam de determinada gravação. O armazenamento em nuvem consegue prevenir esse tipo de problema, pois avisa quando a câmera pára de funcionar.

Gravações de qualidade

É possível enviar vídeos e imagens em alta resolução para a nuvem. A empresa só vai precisar dos recursos corretos para isso, como um link de Internet com um rápido upload.

O monitoramento em nuvem é uma prática recomendável para qualquer empresa que use os benefícios dos serviços em nuvem, seja para manter o desempenho dos profissionais ou para garantir a segurança da infraestrutura. Desse modo, torna-se possível identificar problemas com antecedência e, com isso, implementar os processos de correção rapidamente.

BLOG